HISTÓRIA

HISTÓRIA
Por:Denise Carla

A Sampaio, a mais tradicional das quadrilhas de roça do Brasil em atividade, foi fundada no dia 24 de junho de 1956 por Carmem Perrotta. Além de passos bem marcados e cenários primorosos, as apresentações do grupo são uma verdadeira aula de folclore. Desde a sua criação, a quadrilha do Sampaio sempre se preocupou em desenvolver temas alusivos a nossa cultura popular. Além disso, os figurinos dos componentes são um espetáculo à parte, seja pela beleza das roupas ou pela riqueza dos detalhes.   

Quadrilha do Sampaio 1956


E tanto empenho valeu a pena: desde 1970 a Sampaio se tornou campeã absoluta de todos os concursos oficiais do Rio de Janeiro. E tantas vitórias rendeu ao grupo o título de hors concours.
Ao longo dos anos, Carmem Perrotta criou temas, cenários, passos e personagens inesquecíveis e que fizeram história na quadrilha do Sampaio e nos festejos juninos do Rio de Janeiro.
E como não lembrar do prefeito Almir; da primeira dama Marilda e de suas filhas Andreia e Adriana; dos padres Átila e Armando e dos sacristãos Eustáquio e Bernardo; da parteira dona Eugênia; do capataz Dalvanes, do casal de noivos Eledir e Sônia; das famílias Araújo, Macário e Belmiro; da Nazaré, da Cristina e da Mita; do Manoel e das meninas da Casa da Luz Vermelha: Ilce, Marta, Irani e Zazá; e da sinhazinha Denise, que por 17 anos consecutivos viveu esse personagem com maestria! E ainda tem os delegados, os coronéis, as rainhas, as floristas...
Como não citar os brincantes Bruna Batista, a neta do coração de Carmem Perrotta, e que deu os seus primeiros passos quando criança já em ritmo de dança junina; Gilson Martins com a sua incansável dedicação para ver a quadrilha do Sampaio brilhar, e Acir, que durante muito tempo foi o responsável pelos cenários; Maria Gracinha e os seus 18 anos de apoio total ao grupo;  além do quinteto Jorge Mendes, Lúcia Maria, Valtecir, Washington Braga e Tomazinho, que com mais de duas décadas de dedicação dançam até hoje na quadrilha...
Cavalheiros do Sampaio 1956

Sem contar as famílias, os casais que se formaram dentro e fora do arraial e tantos outros amigos e personagens que marcaram época e que ajudaram a escrever essa história. É tanta gente boa que já passou pelo grupo e tantos outros igualmente bons que ainda estão por lá, que seria necessário um vídeo inteiro só para agradecer a todo mundo. E todos com muita história boa pra contar!
E as apresentações da quadrilha do Sampaio... Como não falar do trenzinho, do moinho, do carrossel de flores, da Cruz de Malta e do pau de fitas? Passos exaustivamente ensaiados e que até hoje arrancam aplausos, onde quer que sejam mostrados!
Quadrilha do Sampaio na década de 1970. 
 Primeira premiação 1970
Primeira premiação 1970

O reconhecimento por tanto empenho e dedicação faz com que a agenda dessa turma viva lotada. A Sampaio já representou a cidade e o estado do Rio de Janeiro, e até mesmo o Brasil, nos mais variados eventos pelo país afora. 
E os convites para participações especiais também não param de chegar!  Não é de hoje que estes quadrilheiros arretados dão consultoria, gravam comerciais e dividem os bastidores e o palco com artistas consagrados.
Em 2001, o grupo participou da gravação do clipe da música "Nordeste Cosmopolita", do CD Bahião, de Moraes Moreira; Em 2002, os componentes da Sampaio desfilaram com a Mangueira e fizeram um verdadeiro arraial em plena Marquês de Sapucaí; em 2003, o grupo dançou antes da apresentação da Elba Ramalho, na Marina da Glória; em 2004, um casal da quadrilha ilustrou a contracapa e o encarte do CD do Forroçacana; e em 2011, a quadrilha do Sampaio abriu o show de Gilberto Gil, na Quinta da Boa Vista, para um público de 30 mil pessoas. Isso só para citar alguns trabalhos.
A Quadrilha também já bateu ponto em documentários da TVE e da GNT; em novelas da Tv Globo, com Agora é que São Elas e A Lua me Disse; e em diversos programas de televisão, como:  Sem Censura, Casseta & Planeta, A Grande Família, Sítio do Pica-Pau Amarelo, Garotas do Programa, Mais Você, Cassino do Chacrinha, Show da Xuxa, Caldeirão do Huck, Esquenta, entre outros.
Márcio Perrota - Presidente e puxador da Quadrilha do Sampaio

Ainda tem a presença constante nos telejornais locais, como Globo Comunidade e RJTV, e as incontáveis matérias e entrevistas nos principais veículos de comunicação. Tudo proporcional aos mais de 50 anos de história sempre dedicados à cultura e à tradição.
Assim são os nossos brincantes: incansáveis, inquietos, guerreiros, apaixonados e apaixonantes. Sempre prontos pra uma nova temporada e sempre prontos pra surpreender. Esses fiéis escudeiros da nossa cultura popular, para alegria da eterna rainha Carmem Perrotta, faz tempo que  ultrapassaram o reino do faz-de-conta. E do bairro do Engenho Novo, onde tudo começou, para o mundo, orgulhosamente apresento, uma família chamada amor, mas que também atende pelo nome de Quadrilha do Sampaio.
Carmem Perrota - Fundadora da Quadrilha do Sampaio

3 comentários:

  1. Dona Carmem minha querida, tenho orgulho em ter levado a SAMPAIO em Copacabana na BANDA DA SANTA CLARA, onde fui presidente.
    Um espetáculo de apresentação.

    O meu muito obrigado por tudo, que continue por ai..

    ResponderExcluir
  2. Quem sabe poderei traze-la novamente, hoje na BANDA ATLANTICA na rua Constante Ramos, também em Copacabana.

    ResponderExcluir
  3. Sempre quis participar dessa quadrilha. É lindo de se ver.

    ResponderExcluir